Inventa Brasil 2013





Portugal participará de Feira Internacional de Inovações no Brasil

Portugal por meio do Instituto dos Inventores, Investigadores (pesquisadores) e Investidores (N3i), recebeu o convite da Associação Brasileira de Inventores e Pesquisadores Inovadores (ABIPIR) para participar da 3ª. Feira Internacional de Inovações Innovaworld, o maior evento de inovações da América Latina a ser realizado na cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. O Espírito Santo é um estado com vocação empreendedora e um polo de difusão de inovação tecnológica no Brasil tendo vocações na área do petróleo, agricultura, rochas ornamentais e turismo.

O Innovaworld 2013 é a única feira de inovações da América Latina credenciada pela Federação Internacional das Associações dos Inventores (IFIA) e integrante do circuito internacional de inovações formado pelas mais importantes feiras de inovação do mundo que ocorrem em Genebra, Arábia Saudita, Estados Unidos da América entre outras.

O Innovaworld 2013 compreenderá várias atividades, dentre elas as Mostras e Concursos de Inovação Tecnológica e Inovação Social, rodadas de negócios tecnológicos, palestras e work-shops abordando assuntos de interesse dos inventores e investigadores, empresários e inovadores em geral com a coordenação da Abipir e do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Estarão sendo exibidas invenções e inovações tecnológicas de ponta que estarão não somente concorrendo ao troféu Innovaworld em cada uma das categorias (Saúde Humana e utilidades, Saúde Animal e Utilidades, Agricultura e Petróleo e Energia) mas, o que é mais importante, tendo uma oportunidade real de realizar um negócio que permita fazer com que sua inovação chegue ao mercado ou que, caso já esteja, que consiga expandir a sua participação no mesmo. Deve-se destacar que o Brasil é um mercado de 200 milhões de consumidores e que estará sediando os 2 maiores eventos esportivos do mundo nos próximos 3 anos (Copa do mundo de futebol da Fifa e Jogos Olímpicos) sendo um alvo estratégico para todos os inventores, investigadores e empresas que queiram fazer negócios pois existe uma demanda tecnológica em todas as áreas do conhecimento.

O Innovaworld 2013 ocorrerá como parte da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia promovida pelo Governo do estado do Espírito Santo por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Formação Profissional e Trabalho (Sectti) na Praça do Papa em Vitória, capital do estado durante os dias 22 a 25 de outubro do corrente ano com previsão de público prevista para 100 mil pessoas, sendo a maior do Brasil.

O Innovaworld conta com a Associação Aracê e o Governo do estado do Espírito Santo como parceiros da Abipir na organização e realização bem como o apoio institucional de importantes instituições brasileiras como o Sebrae, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Federal de Ensino Superior (IFES), entre outros.

O grande diferencial do Innovaworld 2013 em relação às outras feiras de inovação realizadas no mundo é que os participantes da Mostra de Inovação Tecnológica estarão automaticamente participando do Programa Innovaworld de Prospecção Tecnológica Internacional Continuada. Este programa consiste no processo que se iniciará antes da Feira Innovaworld com o contato prévio com empresas e investidores que tenham interesse nas tecnologias que estarão sendo exibidas na Mostra de Inovações Tecnológicas para que as reuniões das rodadas de negócios já sejam pré-agendadas. No caso das inovações não terem os seus direitos de patente licenciados ou vendidos durante a rodada, a prospecção continuará sendo realizada por meio da divulgação dos portfólios contendo as mesmas para parceiros sediados em todos os continentes e, a partir do interesse de investidores, serão realizados encontros de negócios virtuais pela Internet.

A Mostra de Inovação Social organizada e coordenada em parceria com a Associação Aracê  contemplará projetos e produtos que tenham perfil para solucionar problemas normalmente encontrados em comunidades onde as inovações tecnológicas mais sofisticadas não chegam facilmente. Um exemplo clássico de inovação tecnológica é o soro caseiro que já salvou a vida de milhões de crianças ao redor do mundo evitando a desidratação, ou seja, uma simples mistura de água, sal e açúcar é capaz de promover um resultado de grandes proporções de forma simples e também pode ser facilmente replicado. Não haverá categorias específicas para este concurso.

Inventores, investigadores e instituições como o N3i, Instituto Pedro Nunes, Testwise, ISQ, Sanjotec entre outras estarão ocupando o “Espaço Portugal”, um estande de 64 metros quadrados, o maior do Innovaworld. Trata-se de uma oportunidade única para os inovadores e empresas de ambos os países estreitarem os seus laços de intercâmbio científico, tecnológico e comercial dando início a um processo contínuo coroado por um encontro anual durante a Feira Innovaworld a ser realizada anualmente.

Mais informações sobre o Programa Innovaworld de Prospecção Tecnológica Internacional Continuada podem ser obtidas no site www.innovaworld.org.br , contactando diretamente o Presidente da Abipir e Coordenador geral do Innovaworld Marcelo Vivacqua pelo e.mail innovaworld@innovaworld.org.br, pelos telefone (55) 27 98 86 14 15 ou diretamente com o N3i pelo e.mail geral@n3i.org .











Sem comentários:

Enviar um comentário